A Renault do Brasil pretende ampliar sua oferta de SUVs no Brasil, produzindo mais um modelo baseado na mesma plataforma do Renault Duster, mas com as linhas do Renault Captur - novo e bonito crossover apresentado pela montadora francesa recentemente, mas que, na Europa, é construído sobre a plataforma do Novo Clio europeu.
As especulações sobre a fabricação do Captur no Brasil já foram levantadas pelo site Automotive Business, e também em matéria da Revista Motor Show. Segundo esta última, o carro estaria sendo produzido na fábrica da montadora no Paraná - fábrica esta que recebeu investimentos para ampliar sua capacidade de produção - em dois anos, ou seja, até 2015.
A estratégia de lançar um novo SUV baseado na mesma plataforma do Duster veio depois que a Renault percebeu que a temida nova Ford EcoSport não se revelou desafiadora para a Duster, visto que, mesmo com o sucesso do modelo da Ford, o Duster continuou a vender bem (o Duster fechou dezembro de 2012 com 6.524 unidades vendidas, contra 6.686 da EcoSport no mesmo período) e com disposição para disputar a liderança do segmento.
Esse fenômeno está sendo interpretado internamente na Renault com a teoria de que Ford EcoSport e Renault Duster estão atraindo públicos diferentes. O modelo da Renault tem um visual mais agressivo, com "cara de mau", enquanto o Ford EcoSport tem uma aparência mais inofensiva, de "bom moço".
Assim, abriu-se o espaço para a Renault colocar no mercado um verdadeiro concorrente do EcoSport, que seria o Captur - um SUV com visual mais urbano e gracioso, e menos rústico. O Captur foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo como conceito, e, de lá partiu diretamente para as pranchetas dos engenheiros que já trabalham na adaptação da carroceria francesa na plataforma do Duster, Sandero e Logan.
Assim, até 2014 o Renault Captur brasileiro se tornará realidade, com opções de tração 4x2 e 4x4, mesmos motores do Duster, e com comprimento ampliado para cerca de 4,20 metros - o mesmo observado no EcoSport.
No interior, o Renault Captur brasileiro seria dotado de um padrão de acabamento superior ao observado no Duster, com inúmeras possibilidades de personalização.
No que respeita aos preços, o Renault Captur brasileiro deve começar de R$ 65.000 reais na versão de entrada, e atingir até R$ 75.000 - valor pedido pela EcoSport Titanium 2.0 - faixa de preço que evidencia o fato de o modelo se posicionar em um nível de mercado superior ao atual Duster.
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