SIMPLES E ÁGIL.
Da dianteira resoluta, passando pelo perfil marcante até à traseira arredondada, o Opel Mokka combina o carisma desportivo com a realidade prática do quotidiano.
Design Exterior
O Opel Mokka combina a elegância robusta de um SUV de grandes dimensões. A dianteira atrai de imediato as atenções. Todos os elementos têm uma finalidade, mesmo a forma agradável e arredondada dos espelhos retrovisores exteriores de grandes dimensões. No entanto, a aparência é totalmente funcional.
O perfil do Opel Mokka tem tanto impacto quanto a sua presença ampla e determinada. Podemos considerar a sua forma como uma cunha arredondada e desportiva. A linha da cintura ascendente é definida e desportiva, sem ser demasiado agressiva. As saliências curtas e as cavas das rodas redondas realçam a natureza aventureira. Este é um automóvel que o faz sentir-se à vontade em qualquer lado, porque é ele próprio.
O design traseiro simples e arredondado complementa o perfil esculpido. A presença ampla é realçada e o óculo traseiro envolvente marca o equilíbrio perfeito com o para-brisas inclinado. A linha da cintura flui suavemente até aos farolins simples e elegantes e os contornos inferiores complementam perfeitamente o para-choques traseiro esculpido. Este automóvel transmite exatamente aquilo que é: simples, aerodinâmico e prático.
A eficiência aerodinâmica é igualmente responsável pelo elegante spoiler dianteiro inferior e a grelha aerodinâmica do radiador otimiza o caudal de ar no compartimento do motor. A parte inferior do automóvel inclui defletores de ar à frente das rodas traseiras e frisos aerodinâmicos atrás destes. Estes complementam o spoiler traseiro e o design traseiro arredondado na distribuição do caudal de ar. O coeficiente aerodinâmico é de apenas 0,360, sendo inferior à média do segmento e um contributo muito importante para a economia de combustível e estabilidade do Opel Mokka.
Design Interior
O interior do Opel Mokka oferece qualidade e conforto. O espaço amplo e acolhedor, os bancos confortáveis em posição elevada, os comandos ergonomicamente dispostos e a sensação de alta qualidade dos revestimentos contribuem para esta sensação de espaço. Os materiais delicados dos revestimentos em preto ou castanho Cocoa, os detalhes metalizados suaves e os aros cromados dos instrumentos realçam sobretudo a aparência clássica.
A forma como o painel de instrumentos envolve as portas com a forma de asa característica da Opel maximiza a sensação e distribuição do espaço e oferece uma excelente aparência. Os instrumentos e mostradores são claros, têm o tamanho adequado, estão idealmente posicionados e são muito legíveis. Os puxadores das portas, os comandos e mesmo os ventiladores de grandes dimensões transmitem uma sensação e aparência de alta qualidade e durabilidade. Todo o ambiente está preparado para a aventura.
Os detalhes requintados, o conforto superior e a elevada qualidade do cockpit estão presentes naturalmente em todo o Opel Mokka. Se os passageiros dos bancos traseiros forem crianças, irá apreciar as portas elevadas de abertura ampla que facilitam a colocação das cadeiras de segurança para crianças, bem como sentar as crianças nestas cadeiras. Se os passageiros dos bancos traseiros forem mais velhos, ou adultos, o conforto dos bancos, a arrumação prática e a facilidade de entrada tornam cada viagem ainda mais agradável. Se necessitar de espaço adicional, os bancos com divisão 60/40 são facilmente virados e rebatidos. O design foi criado sobretudo para si, para os seus requisitos e estilo de vida.
DIMENSÕES REDUZIDAS, INTERIOR AMPLO.
Com um exterior compacto, um interior espaçoso e muitas opções de arrumação práticas, o Opel Mokka transforma facilmente a sua altura e espaço numa capacidade de carga muito versátil. O volume máximo de 1372 litros na bagageira permite-lhe preparar-se facilmente para as viagens mais longas ou para os requisitos de transporte imprevistos.
Espaços de arrumação inteligentes
O interior do Opel Mokka oferece até 19 opções de arrumação específicas, incluíndo:
- Porta-luvas superior e inferior
- Compartimento de arrumação ao nível dos joelhos do condutor
- Compartimento para óculos (na versão Cosmo)
- Suporte para recibos na pala para-sol
- Compartimento de arrumação na consola central
- Bolsas nas portas dianteiras e traseiras
- Suportes para bebidas e compartimento de arrumação fechado na consola central
- Gaveta sob o banco
- Compartimento de arrumação no apoio de braços traseiro (na versão Cosmo)
- Ganchos para cabides nas pegas de cortesia atrás
- Compartimento de arrumação específico na bagageira para o colete de segurança, triângulo de pré-sinalização e kit de primeiros socorros
- Compartimento de arrumação sob o piso da bagageira
- Cobertura rígida e amovível da bagageira, atrás da 2ª fila de bancos
Capacidade extraordinária
Os bancos traseiros rebatíveis com divisão 60/40 e o volume máximo da bagageira de 1372 litros conferem ao Opel Mokka uma versatilidade à altura de estilos de vida ativos e com requisitos de espaço variáveis. As linhas elevadas e o design moderno têm muito potencial: por exemplo, o comprimento total da bagageira é de 1530 mm e a altura máxima é de 898 mm.
Além disso, o prático compartimento atrás dos bancos traseiros suporta, no máximo, 40 kg e pode ser utilizado apenas como cobertura da bagageira. Quando não é necessário, pode ser guardado facilmente atrás dos bancos traseiros.
Quando não é transportada uma roda sobresselente, a bagageira oculta um compartimento de arrumação prático fechado. O volume do compartimento sob o piso varia entre os 76 litros apenas com o kit de reparação de pneus, 36 litros com o kit de reparação de pneus e sistema de suporte traseiro Flex-Fix® e 37 litros com o pneu sobresselente de dimensões reduzidas.
Sistema de suporte traseiro Flex-Fix®
Se gosta de andar de bicicleta, vai apreciar o suporte para bicicletas Flex-Fix® do Opel Mokka.
É puxado do para-choques traseiro como uma gaveta, com uma simplicidade e comodidade únicas que lhe permitem colocar facilmente a sua bicicleta.
Uma das maiores vantagens é o facto de o mecanismo de inclinação inteligente permitir abrir a porta traseira sem ter de retirar a bicicleta. A capacidade de carga máxima é de 60 kg
PREPARADO PARA A AVENTURA.
A filosofia Opel em termos de conforto é muito simples: o conforto nunca é demais. Este conceito inclui um som excecional e uma ligação universal em rede, mas também outras vertentes do bem-estar, como, por exemplo, manter o condutor confortavelmente sentado a uma temperatura sempre agradável.
O melhor para as suas costas
Os bancos AGR do Opel Mokka são especialmente atrativos para os passageiros com problemas nas costas ou para quem pretende evitar estes problemas.
Certificados pela Aktion Gesunder Rücken, uma associação alemã de especialistas ortopédicos, estes bancos são opcionais. Na versão em couro integral, o banco do passageiro da frente também é certificado pela AGR.
À temperatura ideal
O ar condicionado de comando eletrónico (ECC) do Opel Mokka é controlado por sensores, permite controlar duas zonas e é totalmente automático.
O condutor e o passageiro da frente definem a temperatura ideal, que é mantida pelo ECC independentemente da temperatura exterior.
Ouça e veja
O CD 600 está disponível com um ecrã de 7’’ de alta resolução, a cores, que também funciona como ecrã para a câmara traseira opcional, e pode mostrar imagens via USB.
O CD 600 com tecnologia IntelliLink inclui streaming de áudio por Bluetooth®. Gracenote®, uma base de dados de música, identifica o artista, o álbum e nomes das músicas, além de o ajudar a gerir a sua coleção de música.
Rápido e preciso
O sistema topo de gama Navi 950 dispõe de um mostrador a cores de 7” com vista aérea em 3D e controlo através de telecomandos posicionados no volante.
O software de navegação para mais de 30 países europeus e um guia de viagem completo com imagens está armazenado na memória interna para aceso rápido. A navegação pode ser ativada através da entrada do destino por voz.
Dispõe de um leitor de CD para ficheiros de áudio e reconhecimento de voz também para telemóvel, rádio e CD/USB. Pode ligar dispositivos móveis externos através da entrada AUX ou USB – por exemplo, para efetuar o carregamento da sua fotografia favorita como screen saver – e o som distingue-se por uma clareza extraordinária.
O sistema IntelliLink integra o seu Smartphone no sistema de informação e lazer, o software Gracenote® pré-instalado identifica e gere os seus ficheiros de áudio para um prazer perfeito.
Som Bose® mais nítido, melhor, extraordinário
Dos sons mais graves aos mais agudos, o sistema de som Bose® especialmente concebido para o Opel Mokka reproduz cada nota e ritmo com uma clareza extraordinária.
O processamento de áudio digital Bose® e sete altifalantes Premium idealmente posicionados com um woofer Richbass® num bass bin personalizado, proporcionam uma qualidade acústica semelhante a um concerto.
SEGURANÇA E CONTROLO.
Os engenheiros da Opel consideram tão seriamente a segurança dos ocupantes como a sua própria segurança. O Opel SAFETEC e os sistemas modernos de assistência ao condutor do Opel Mokka significam que, no pior cenário possível, o condutor está sempre preparado – com um nível excecional de controlo.
Segurança total
O Opel SAFETEC é um sistema de segurança completo que integra e sincroniza todas as vertentes da segurança ativa e passiva para a máxima proteção em todas as situações.
A construção dos automóveis Opel tem início com uma estrutura de segurança rígida. A esta estrutura são adicionados sistemas de amortecimento, que absorvem a energia, com caixas de impacto à frente e atrás, estruturas progressivamente deformáveis e barras de proteção laterais em aço extremamente resistente. O design e a estrutura destes elementos também significam que o Opel Mokka cumpre todas as normas de proteção dos peões.
Uma das principais vantagens da tecnologia Opel é o facto de, em colisões a baixa velocidade, os danos de deformação serem minimizados, mantendo os custos de reparação reduzidos. Por exemplo, os para-choques são reversíveis em impactos a velocidades inferiores a 4 km/h. Além disso, o Opel Mokka também cumpre as normas RCAR (Concelho de pesquisa de reparação automóvel) para minimizar os danos e a deformação em colisões a baixa velocidade, reduzindo os custos com os seguros em diversos países europeus.
Outros sistemas de segurança passiva incluem o aviso inteligente do cinto de segurança para os bancos dianteiros e traseiros, cintos de segurança dianteiros com pré-tensores duplos e airbags laterais dianteiros e de cortina. Além disso, também se encontra disponível o sistema de libertação dos pedais que protege contra lesões na parte inferior das pernas e nos pés em caso de colisões graves. No âmbito da proteção das crianças, o airbag do passageiro da frente é desativado com o comutador de chave. Estão disponíveis ainda fixações ISOFIX para cadeiras de segurança para crianças nos bancos laterais traseiros.
Iluminação dianteira adaptativa otimizada
Controlado pela velocidade, pelos movimentos da direção e pelos componentes eletrónicos, o sistema AFL avançado do Opel Mokka seleciona automaticamente nove padrões de iluminação diferentes, cada um desenvolvido para proporcionar a iluminação ideal sem encandear os outros condutores.
Vantagens: menos preocupações, mais segurança.
Ver melhor e mais além
O pack Iluminação & Visibilidade do Opel Mokka inclui a luz de máximos assistida para faróis de bi-halogéneo.
O sistema utiliza a própria câmara, ou a câmara Opel Eye se instalada, para alternar automaticamente entre as luzes de médios e as de máximos conforme os veículos da frente e em sentido contrário. Irá desfrutar de uma nova dimensão de conforto durante a condução noturna. Além disso, o sistema aumenta ativamente a segurança, reduzindo a distração do condutor.
Opel Eye - Câmara dianteira de nova geração
O sistema Opel Eye extremamente avançado do Opel Mokka oferece 4 funções: o sistema de reconhecimento dos sinais de trânsito (TSA), o aviso de desvio de trajetória (LDW), a indicação da distância de segurança (FDI) e o aviso de perigo de colisão frontal (FCA).
O sistema de reconhecimento dos sinais de trânsito (TSA) do Opel Mokka funciona com uma câmara nova que oferece uma taxa de deteção superior e funcionalidades adicionais. A câmara utiliza uma tecnologia de apresentação de imagens de alta frequência e um processador de imagens com uma potência de processamento consideravelmente superior, permitindo efetuar diversas funções em simultâneo. Além dos limites de velocidade convencionais, o novo sistema também deteta e apresenta sinais referentes a limites de velocidade variáveis (neve, chuva, entre outros).
O sistema Opel Eye analisa ainda as linhas delimitadoras da faixa de rodagem para o aviso de desvio de trajetória (LDW), que é ativado quando o veículo ultrapassa a linha delimitadora sem sinalização da manobra. O sistema avisa imediatamente o condutor através de um aviso sonoro e de um aviso no painel de instrumentos.
Indicação da distância de segurança
Conduzir muito próximo do veículo da frente não provoca necessariamente um acidente, mas os condutores do Opel Mokka irão apreciar um sistema que permite evitar multas por incumprimento da distância mínima de segurança. A indicação da distância de segurança (FDI) mede a distância ao veículo da frente e avisa o condutor através do mostrador central caso a distância se torne perigosa.
Aviso de perigo de colisão frontal
O aviso de perigo de colisão frontal (FCA) é ativado a velocidades reduzidas e emite um aviso visual e sonoro em caso de potencial colisão.
Protege assim os outros condutores e também o seu veículo contra potenciais danos.
Programador de velocidade com limitador de velocidade
Os limites de velocidade e as multas por excesso de velocidade são uma das realidades da vida.
O limitador de velocidade permite ao condutor evitar multas através da definição de uma velocidade máxima superior a 25 km/h, que pode ser ultrapassada pisando a fundo o pedal do acelerador. Neste caso, é apresentado um aviso no centro de informação do condutor (DIC).
O limitador de velocidade é reativado automaticamente após qualquer desaceleração ou travagem, garantindo que se mantém abaixo do limite de velocidade.
Câmara traseira
A posição de condução no Opel Mokka é elevada, pelo que obter uma imagem clara da área atrás do veículo quando circula em marcha-atrás é bastante vantajoso.
Com a câmara traseira opcional, rapidamente se habitua a olhar em frente para o mostrador do rádio ou do sistema de navegação por satélite em vez de esforçar as costas.
Controlo automático de descida e assistência ao arranque em subidas
Durante a condução todo-o-terreno com o Opel Mokka, pode utilizar o HDC para controlar a sua velocidade em inclinações muito íngremes sem ter de travar.
O HSA faz exatamente o que o nome indica, pelo que pode arrancar e estacionar facilmente em subidas sem ser necessário utilizar o travão de mão. Mantém automaticamente os travões durante alguns segundos, impedindo que o veículo se desloque inadvertidamente para a frente ou para trás.
REQUINTE TOTAL.
Com o Opel Mokka irá sentir de imediato uma diferença positiva. A condução e o comportamento em estrada superiores são de série. A atenção aos detalhes e os testes exaustivos significam que este automóvel é tão excecional quanto aparenta.
Totalmente em controlo
O Opel Mokka é suportado pela suspensão dianteira com braços McPherson desacoplados e pela suspensão traseira com travessa do eixo traseiro. Esta combinação funciona em total harmonia com a direção assistida e com todos os sistemas de assistência ao condutor para otimizar a condução e o comportamento em estrada a níveis que nunca esperaria, mas de que irá com certeza desfrutar. O resultado é uma sensação de controlo que faz sobressair o melhor de cada estrada.
Tração integral opcional
A tração integral (AWD) Active on demand inteligente encontra-se disponível como opcional com os motores 1.4 Turbo ou 1.7 CDTI.
O sistema consiste na unidade de tomada de força (PTU) na caixa de velocidades, no veio de transmissão do eixo traseiro, no módulo de tração às rodas traseiras (RDM) e no dispositivo de transferência de binário (TTD).
Quando é necessário, o TTD debita até 50% do binário disponível nas rodas traseiras, controladas pelo módulo de controlo da tração às rodas traseiras (RDCM), que se encontra totalmente integrado com todos os sistemas de controlo dinâmico, como o ABS e o ESP®. O TTD inclui embraiagens eletromagnéticas que distribuem continuamente as alterações da relação do binário dos eixos dianteiro e traseiro de 100/0 para 50/50 em tempo real, consoante o estado do veículo e as condições do piso.
Em condições de condução normais, a potência é apenas debitada nas rodas dianteiras para uma excelente economia de combustível. Sempre que necessário, o binário adicional debitado nas rodas traseiras proporciona a máxima tração e estabilidade.
Uma potência à sua medida
O Opel Mokka disponibiliza uma gama de caixas de velocidades e intervalos de potência.
Se prefere versões a gasolina, tem disponíveis os motores 1.6 ECOTEC® com 85 kW (115 cv) e 1.4 Turbo com 103 kW (140 cv).
Encontra-se também disponível o sofisticado motor diesel 1.7 CDTI com 96 kW (130 cv), que debita um binário impressionante de 300 Nm.
Independentemente da sua escolha, a natureza espontânea aliada à economia de combustível diária significa que o seu automóvel é uma combinação vencedora.
As maiores novidades são em termos das caixas de velocidades. Está disponível a nova caixa automática de 6 velocidades para os motores 1.7 CDTI e 1.4 Turbo. Esta unidade de baixo peso extremamente eficiente e com mudanças de velocidade muito suaves reconhece e ajusta-se ativamente ao estilo de condução, detetando quando é necessário a máxima aceleração ou a máxima economia de combustível.
Vá mais longe por menos
Com o motor 1.4 Turbo a GPL, o Opel Mokka pode circular tanto a gasolina como a GPL. O GPL está disponível a um preço significativamente mais baixo e reduz as emissões de CO2 em cerca de 10%. A autonomia é quase duplicada, por ser usado o tanque normal de gasolina e um adicional a GPL, por debaixo do piso da bagageira.
Sistema Start/Stop para economizar combustível
O sistema Start/Stop otimiza a economia de combustível, em especial durante a condução na cidade.
O motor desliga-se quando o automóvel para com a alavanca seletora em ponto morto e liga-se imediatamente assim que o condutor volta a pisar o pedal da embraiagem.
É possível ativar/desativar o sistema através de um botão no painel de instrumentos.
Quando o sistema está ativado e o motor parado, o indicador do conta-rotações permanece na posição “AUTOSTOP”, indicando que o automóvel está preparado para o arranque automático. O sistema Start/Stop utiliza um alternador otimizado, um motor de arranque e uma bateria específica.
Controle o consumo de combustível
A assistência à condução ecoFLEX indica exatamente quando deve mudar de velocidade para obter a máxima economia. No entanto, as suas funcionalidades vão mais além: apresenta o equipamento com o maior consumo de energia, bem como o histórico do consumo de combustível nos últimos 50 quilómetros. Estes dados são indicados através de três submenus apresentados no mostrador central entre os instrumentos.
Índice Eco e indicador do ponto de mudança de velocidade
O gráfico à esquerda apresenta o nível de economia de combustível atual. A economia de combustível máxima é obtida quando todos os painéis verticais ficam acesos. A seta indica quando deve engrenar uma velocidade superior para alcançar a máxima economia de combustível.
Consumo de energia adicional
Apresenta o consumo adicional dos sistemas elétricos utilizados no momento. Além disso, é também apresentada a economia média de energia.
Estatísticas do consumo de combustível
A eficiência do estilo de condução nos últimos 50 quilómetros é apresentada em intervalos de 5 quilómetros. Quanto mais elevado for o nível dos elementos gráficos, maior é o nível do consumo de combustível. Desta forma, pode avaliar perfeitamente a eficiência do seu estilo de condução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário